terça-feira, 6 de agosto de 2013

Jagun é ou não é Obaluayê?

Muitos olham pra ele de várias formas, uns dizem que ele tem a famosa palha de Obaluayê na cabeça outros afirmam que ele usa apenas um oja na cabeça...
Eu como filho deste Orixá e que tanto corro atrás de informações, raízes e os verdadeiros cultos de Jagun.
Independente de qualquer caminho desse Orixá, ele tem fundamento com Ogun, Ajagunã e Ja.
É um Orixá quente de guerra, destemido e muito valente as vezes temperamental como os seus filhos, mais o seu objetivo é fazer Paz em nome de Oxalá, e que eu posso dizer é que Jagun é natural das terras de Ekiti.
Por isso muitos confundem os filhos de Jagun com os filhos de Oxaguiã, Ogun ou de Omulu.
Mais a confusão entre Jagun e Obaluaye começa quando ele é ordenado por Oxalá junto com Ajagunã e Ja para atacar as terras de Oxum, as terras de Osogbo...
Nisso Oxum descobriu que seria atacada pelos 3 guardiões de Oxalufã, rapidamente consultou Ifá, e fez um ebó pra eles com Igbis e quando eles atacaram cada um foi para um terra diferente.

Jagun foi pra terras de Obaluaye, Ja para as terras de Ifé Ogun, e Ajagunã para as terras de Oxaguiã.
Jagun começou uma nova vida por lá nas terras de Obaluaye, mais viu que lá não existia um culto especifico pra ele como tinha em sua cidade natal Ekiti, e como estava perdido por lá e não sabia voltar por que também estava enfeitiçado por Oxum... então viveu nesse local por um tempo, conseguiu crescer e ganhar o respeito e o culto do povo da terra de Obaluayê, e assim nasceu uma nova espécie de culto pra Jagun sendo assim passando a usar a palha na cabeça mais até a cintura e por baixo da palha sempre usando o branco original seguindo a ordem de Obatalá (Rei do Pano Branco) sem deixar a raiz funfun e está ali lutando em nome de Oxalá.

Mais Jagun não se contentou em ficar ali somente, inquieto e em busca da volta a Ekiti, passou por várias terras de vários Orixás e assim dando origem aos seus caminhos

Jagun Elewé - Ligado a família Unjí, esse caminho é o caminho que Jagun passou nas terras de Sapata e encontrou Orisá Ọ̀sónyìn e aprendeu a magia da cura e das folhas.Caminha com Ọ̀sónyìn.Sua ferramenta é um opere Ọ̀sónyìn prateado mas sem as folhas Faz Oro com Ọ̀sónyìn e ligado a Erinlẹ̀ e Ògún Já.Nesse caminho ele é muito guerreiro e ligado a cura e os mistérios de magia de Ìyámi Oṣoronga.

Jagun Alagba ou Jagun Abagba - Esse caminho de Jagun é muito melindroso,pois ele tem muita ligação com Ìyámi e Baba Egun.Pessoas desse caminho pelo menos tem que se tomar Bori ou Obi com Ejé dois vezes no ano.È um caminho muito quente,tem ligação com Yewa pois ele foi sua esposa e é bom arruma todas as Iyabás para acalmá-lo,alias todos os caminho é bom serca com muito Orisá Omi e Òṣàlà.Esse caminho é Ligado a Ajagunã e Já.Ele leva uma mão de pilão nas costas e mora no quarto de Orinssala ou em um quarto com Ajagunã/Betiode ou Betioco dependendo do Odu da pessoa e Já.Para mexer com esse Orisa independente de caminho tem que tratar bem de Ìyámi, Egun e Esú. Esse caminho de Jagun usa três ikeles um de Buzios,um de conta e outro de Branco de Osala.

Jagun Ọdé Ou Jagun Olodé - Ligado aos Odés.Inclusive mora no quarto dos Odés.Ligado a Ògún e Ọ̀ṣọ́ọ̀si.Ele usa um Ofá prateado.Faz Orô com Ọ̀ṣọ́ọ̀si e Ògún Já. Mas se arruma: Ọ̀ṣọ́ọ̀si,Otín e Logun Edé, Erinlé,Iya Otín ,Ajagunan Betiodé e Ògún..Ou seja ele é ligado a todos os Odés e mais ele sai também no abado de Ọ̀ṣọ́ọ̀si e nos mariows de Ògún.

Jagun Igbona - Ligaçao com Ayrá,nessa fase Jagun era lento como um igbí,que por isso Ayrá esquentou o casco do igbí para esquentalo E por isso nessa fase de Jagun é muito quente por se ligado aos Orisás do fogo.Ayrá e Oyá.

Jagun Agbá funfun - Ligado a Oṣàlúfọ́n, Yèmọnja e Oṣoguian. Esse caminho tem que fazer bastante oro a Ayrá pois ele é guerreiro mais é bem lento ....

Jagun Ajojí ou Jagun Seji Lonan - Ligado a Ògún, muito sanguinário. Ele é muito quente e guerreiro,nessa fazer Jagun usa mariô ou abre caminho para acalmá-lo.Faz orô com Ògún,esse caminho leva um ikele e umbigueira de ferro.Ligado a Esú Ona também..

Jagun Aisan - Esse caminho de Jagun é totalmente Fêmea ou seja Iyabá,esse caminho ele se cobre de palha ou mario.quase não se faz mais.Assim conta -se o itan que ele nesse caminho seria fêmea.E por mais um motivo que muitas pessoas confundirão Jagun c/ Obalúwaìye por esse caminho usar palha.Esse caminho só se arruma não se faz em Ori.

Considerar Jagun como Obaluayê não está errado, pois o mesmo aceitou as tradições das terras de Obaluaye, mais também é correto usar por opção do Zelador todos os fundamentos desse Orixá pois ele tem cantigas e culto próprio, é correto também Jagun não vestir palha.


                                 Ilustração de Jagun (a esquerda) e Obaluayê (a direita)

Que depois de anos, lá na cidade de Ekití, Olooke o grande senhor da montanha e rei de Ektií e pai de Oxum, sentia falta de sua filha na cidade onde ela nasceu. Oxum,estava na cidade de Osogbo, então Olooke por ser muito amigo e companheiro inseparável de Obatalá, pediu a ele que enviasse seu filho Oxaguiã para buscar Oxum. Assim fez, Oxaguiã foi buscar Oxum a força, Oxum não queria vir e ele não conseguiu trazê-la de volta, pois Oxum amava a cidade de Osogbo onde ela comandava sozinha tudo aquilo. Então voltou Oxaguiã para Obatalá sem Oxum. Oxaguiã com medo da reação de Olooke pediu a Obatalá que não deixasse ele fazer nada contra ele. Olooke então lembrou do outro guerreiro de Oxalá que se chamava Jagun e que ele muito confiava. Olooke ao saber que Jagun tinha sofrido um golpe por feitiço de Oxum,ele imediatamente mandou chamar Jagun. Jagun então voltou a terra de Ekití onde ele nasceu, foi perante a Oké e lhe pediu perdão por anos sumido de suas terras Olooke pediu que ele fosse buscar Oxum, Jagun retrucou dizendo que ela tinha o poder das Íyas e que ele não conseguiria. Olooke como ele que tinha outorgado a Iyas seus poderes de Agé, falou: Ómo Jagun vá que nada te acontecerá. Assim fez Jagun foi chegou e trouxe Oxum. Olooke por estar tão feliz em ver sua filha de volta deu o titulo a Jagun de Jagun-Efan, que seria guerreiro de Oxum. Ele muito grato a Jagun deu lhe o privilegio de ser uns príncipes de Efan e dividir o reinado do Ekiti com Oxum, para que Oxum sempre lembra-se dele.

Bom, com isso Jagun volto a terra de Efan, mas Jagun não esquecera as terras do Jejê onde tinha filho, mulher e amigos. Ai demonstra o porque o Efan acabou tendo ligação com as terras dos voduns e porque hoje em dia e no antigo terreiro do Oloroke cultuava Iroko,Omolu,Bessen,nana e outros vodus.


Opinião feita em base de pesquisas feitas por: Oluwá Le Ji de Jagun

20 comentários:

  1. Sua abenção meu Pai!

    Sou Pablo, Ogan Ti Jagun, e o conteúdo aqui apresentado foi muito esclarecedor, pois além dos Itans já apresentado em outros espaços, têm peculiaridades muito esclarecedoras.

    Atotô!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MOTUNBA MUITO OBRIGADO POR MIS ESCLARESER O FUNDAMENTO DE JAGUM

      Excluir
  4. motumba meu velho eu sou de jagun e foi muito esclarecedor obrigado,aséo

    ResponderExcluir
  5. Olá, sua benção. Uma dúvida. Fui iniciado a 8 anos para Omolu. Infelizmente saí da casa e chegando em outra disseram que eu era de Jagun. Paguei minha obrigação de 3 anos como Jagun, mas continuei usando palha, mas somente no azê. E agora mudei nvamente de casa e disseram que eu era de Jagun qualidade Itetu. Qual informação sobre essa qualidade? Está correto ter sido iniciado em Omolu e hoje ser de Jagun? Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Motumba e realmente muito oro para meu vodun. Obrigado pela explicação. Axé a todos.... arroboboi

    ResponderExcluir
  7. Informações esclarecedoras numa religião em que predominam os "Awos" ( q mais prejudicam do promovem bem-estar aos iniciados.
    Perdoe-me pelo tom amargo,masminha historia dentro da religião perpassa um caminho de muita dor e regeneração. Caso possa Whats app 11 9 9398 9298
    obrigado. até mais

    ResponderExcluir
  8. motumba meu velho eu sou de jagun ,gostei muito dos esclarecimentos ,aséo.

    ResponderExcluir
  9. motumba meu velho eu sou de jagun ,gostei muito dos esclarecimentos ,aséo.

    ResponderExcluir
  10. Motumbá AXÉ....Me sinto agradecido ao senhor por esta explicação sobre Jagun.Fui levantado Axogum e eu sei o que se passou comigo em jogo aberto devido a presença muito forte de Ogum e Ómulu....( Parabéns)

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Eu sou filho de Jagun também, mas ainda fico com diversas duvidas sobre este Orixá, principalmente diferenciar o culto dele ao culto de Omolu, saber suas cantigas e afins. Obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
  13. Ao Senhor meu velho,os meus respeitos...muito boa sua explanação sobre nosso Pai Jagun.
    que ele nos guarde hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  14. Raspei Ijimum com Jagun mas abandonei. Pesquisando na internet vi que tenho todas às características dos dois orixás. Complicado...

    ResponderExcluir
  15. Boa noite
    Se há dúvida quanto a sua identidade em relação aos orixás, e cada orixá com sua respectiva saudação, qual seria a saudação ao orixá Obaluayê Jagun? Por favor responda para eu saber cultua-lo com mais respeito.

    ResponderExcluir
  16. Este Orixá(Jagun) seria no sincretismo São Cassius Longinus(São Longuinho), o centurião que cravou a lança em Jesus. Militar e depois monge que curava principalmente cegueira, assemelha-se a Jagun que teve ligações com Omolú e além de guerreiro de Oxalá com a lança de Iroko aprendeu a cura e os mistérios da morte com Xapanã.

    ResponderExcluir
  17. Eu raspei jagun com jimun e me falaram que jagun carrega oxalá e Oba luae, ja jimun e uma oxum que carrega inhasan com nanan

    ResponderExcluir