BOM DIA,
NA TENTATIVA DE RESPONDER ALGUMAS COISAS QUE SEMPRE ME PERGUNTAM FAÇO UMA PESQUISA E PROCURO TEXTOS DE FÁCIL COMPREENSÃO, DESTA VEZ SERÁ SOBRE:
O COMPORTAMENTO DOS VISITANTES NO TERREIRO, SEJA A 1ª VEZ OU NÃO.
FAREI UMA BREVE DESCRIÇÃO DE COMO DEVE-SE PROCEDER AO CHEGAR NO TERREIRO, LEMBRANDO CLARO QUE CERTOS HÁBITOS MUDAM DE CASA PARA CASA E DEVEM SER RESPEITADOS.
- TRAJES
- MULHERES = vestido simples e leves na altura dos joelhos (lembrando que estamos em Salvador e o clima é quente)
HOMENS = traje esporte simples, mas nunca bermudas.
As cores de preferência devem ser brancas ou claras, evitando preto, roxo e marrom.
- se chegar antes de começar, sempre haverá alguém para te oferecer um lugar para sentar, mas evite a as cadeiras próximas as do Babalorixá ou Yalorixá da casa, estas são diferenciadas e pertencem aos cargos da casa. Sente-se apenas se for convidado.
- Aguarde um momento oportuno para cumprimentá-los.
- Procure chegar cedo, todos os momentos da festa são importantes.
- Se, ao chegar o candomblé tiver começado, não fique na porta, pois, em diversos momentos da cerimônia ela é saudada.
- Evite tocar os atabaques.
- Evite passear pelas dependência da roça sem ser convidado, existem lugares específicos para fundamentos e devem ser respeitados.
- Evite fumar, falar alto, ou seja, manter um comportamento discreto.
- Se tiver dúvida no decorrer da cerimônia, aguarde um momento oportuno para esclarecer.
- Em toda festa existe distribuição de comidas, e´a celebração da vida e da fartura do Orixá, um presente a todos que prestigiaram a festa, e você pode recusar sem constrangimento.
DEIXO AQUI UM ABRAÇO A TODOS E DESEJO UM BOM DIA!
Texto livremente adaptado do livro de José Beniste, As Águas de Oxalá.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAchei essa foto postada junto ao texto belíssima.
ExcluirSó acho que as fotos deveriam vir com algum esclarecimento sobre o que foi registrado. Entendi que nesta foto vemos Obaluaiê e Nanã em um abraço fraterno e filial, dramatizando os laços míticos que os unem. Mas não sei essa interpretação está correta, pois também pode se tratar de Iemanjá. Como podemos perceber a falta de informações pode vir a gerar inúmeros equívocos e até mesmo sérios problemas, esse que apresentei é apenas um deles.
Axé.
Obrigada pelo esclarecimento. Fui convidada pela primeira vez e estava um pouco ansiosa para não errar é acabar cometendo uma gafe ou ofender de algum modo. Agradeço de coração.
ResponderExcluirAgradeço pelas as informações.
ExcluirObrigado.
Poderia ter achado essa matéria antes de levar uma bronca na frente de todos. Não sabiae fui de bermudas, o pai de santo chamou minha atenção na frente de todos, fiquei tão sem graça que não pensei duas vezes e fui embora.
ResponderExcluir